domingo, 4 de julho de 2010

QUALIDADES NECESSÁRIAS PARA QUE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM

Qualidades necessárias para que um objeto de aprendizagem seja eficaz

Um objeto de aprendizagem eficaz é um recurso digital com a maior possibilidade de desenvolvimento possível, isto é, é necessário que ele permita ser acessado com certa dinâmica e flexibilidade, ou seja, rápido e em vários locais. Além disso, o objeto de aprendizagem para ser bem utilizado precisa existir em vários tamanhos, para ocasiões e utilizações distintas, e em formatos distintos, admitindo assim o seu uso em mecanismos diferentes. Esse objeto deve ser escolhido apropriadamente em relação as necessidade relacionadas ao modelo e a estrutura de trabalho e “público”, pois, o objeto deve se adequar ao objetivo estabelecido pelo usuário.

Exemplo prático de objeto de aprendizagem eficaz

Para exemplificar, podemos mencionar um objeto de aprendizagem em vídeo, que por estar disponível na Internet permite que seja transferido para outros tipos de suportes. O objeto de aprendizagem utilizado como exemplo pode ser usado em uma aula de Filosofia ou Sociologia e disciplinas afins, em uma discussão relacionada aos problemas sociais encontrados nos centros urbanos, como as crianças e os moradores de rua em geral. O Objeto de aprendizagem utilizado aqui para ilustrar nosso exemplo é uma animação chamada Ratos de rua (está disponível para download: htpp:objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8294) e foi escolhida por ser rápida, possui 5 minutos de duração, por possibilitar que seja usada como mecanismo de discussão com pessoas/alunos de faixas etárias diversas, por ser do formato do aplicativo (WMP) de fácil localização e possuir o termo de cessão cedido pelo autor para o MEC, que por sua vez disponibiliza gratuitamente o recurso para reprodução, tradução, distribuição e a transferência.

Um comentário:

  1. Oi Heiberle! Fiquei curiosa para assistir ao vídeo que você sugeriu, mas, ao mesmo tempo, apreensiva. É muito deprimente?????
    De qualquer forma, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir